9.1.06

Pescar... é esperar!




Este post é bem o contrário de um outro, de alguns dias atrás. É o contrário, mas ao mesmo tempo, confirma o que eu escrevi sobre a espera.

Sábado fui à praia com amigos... e um deles estava pescando. Passamos toda a manhã num bate-papo gostoso, banho de mar, sol... e ele envolvido com o hobby em que emprega todo o tempo disponível. Segundo ele, é terapia.

Era o único homem do grupo. Mais 5 mulheres (a esposa, filhas, eu e Line) que não paravam quietas, e ele ali, calado, olhando o mar e vigiando a vara de pesca. Admirei a paciência, a calma e a serenidade do meu amigo.

Mesmo nos momentos em que a vara balançava e quando ele corria pra ver era um "pacote" de algas!

Fotografei a cena, pensando mesmo em usá-la aqui. Mas não pensei que faria isso hoje. Ah, o dia de hoje!!!...

Levei Line pra fazer a 2ª prova do vestibular da UESC, e depois fui resolver o que faltava para o almoço e o jantar com a turma que viria aqui pra casa. Quando fui buscá-la, o pedido: "Mãe, quero passar a tarde fora de casa, não quero ficar na net, esperando o resultado do vestibular!" Claro que concordei, marcamos pra fazer umas fotos na Sapetinga, um lugar com o por-do-sol tão lindo que chega a doer! Eu sabia que seriam difíceis essas últimas horas antes do bendito resultado. Mas era como se fosse uma pescaria. O anzol com a isca mergulhada... esperando a boa vontade do peixe pra render alguma alegria.

Depois de uma tarde cheia de histórias e risadas, os minutos finais se aproximando... e o site não entrava no ar, estava congestionado.

Resolvemos sair mesmo. Saí com 4 adolescentes e uma... digamos, jovem, pra fazer fotos ao por-do-sol. Cadê o sol? Todas as nuvens do mundo se uniram pra encobrí-lo! Ainda conseguimos alguma coisa... mas uma chuva de verão, daquelas bem grossas caiu pra estragar nossos planos.

Mas antes da chuva... consegui captar a imagem de um outro pescador. Desconhecido, desta vez, e com alguma diferença do meu amigo. Este, enquanto pescava, falava ao celular. Menos concentrado, olhava pra trás, estava consciente do que acontecia ao seu redor.

Fiquei pensando... Existem várias maneiras de se comportar, enquanto se pesca. Esperar quietamente, absorto e concentrado.. ou espera

r, mas agindo, ligado em tudo o mais.

Depois do caso passado, gritos e pulos de alegria, (a garota passou no vestibular!!!! - A mãe orgulhosa espera os parabéns!!!) vi que a postura diante da espera não influencia o resultado. Mas determina a qualidade do tempo que vai ser exatamente o mesmo.

Agora a relação com o post anterior: A gente só percebe as coisas depois que passam. Novidade? De jeito nenhum. É só algo que a gente esquece e tem que lembrar de vez em quando!

7 comentários:

Leandro disse...

É como eu sempre digo, força mulher! A luta continua, companheira!

Parabéns!

rmfc disse...

EEEEEEEE!!!!!!!!!!! parabéns!!!!!!!!!!!
VIIVVAAA!!!!!!!!!!!
YYUPPIII!!!!!!!!!!!
IIUURRUU!!!!!!!!!!!
Valeu a pena a espera, independente da forma como se espera! Agora eu acho que não conseguiria pescar naum hehhehe mas isso é outra história

J Lívio disse...

Belz, que fotos bonitas menina!!! E um post bem mais UP!! Melhor assim. Realmente cada um pesca da maneira que entende ser melhor. Esse negocio da pescaria, da calmaria, da introspeccao...gostei.

P.S. Tou vontando...calma!! :)

Lilian Paula disse...

Lindas as fotos... Parabéns pela filhota!!!

Neto disse...

Tia adorei esse texto...
Bem bonito e bem escrito...enquanto eu lia me lembrei dakela frase dakele livro,Filtro Solar:
"Use sempre filtro solar..."
A idéia q o texto me passou foi a de q devemos ter paciência,andar calmamente o caminho da vida e no fim colher os frutos do trabalho...hehehehe,eu tmb sei filosofar...rs
Ah e parabens!
Fui ae hj e n tinha ngm e ainda fui enxotado dai =/
Rsrs
Mas é assim mesmo
Vivendo e aprendendo...
Carpe diem né?
Rs
Bjs tia!!
Ps:Sua filha recebeu minha encomenda?Qual é o numero dai pra eu ligar?

rmfc disse...

Então parabéns para as nossas!!!
Bjin

Rebeca Meleca disse...

Bom...estou passando pela mesma experiência de Line agora... só não passei o dia todo fora da net. Pelo contrário, abria e fechava toda hora o site do concurso, anciosa pra ver o resultado. Tanto que minhas amigas estão também ligadas quanto a minha resposta, ou melhor, o resultado do concurso. Realmente... não adianta ficar aqui o tempo todo. É stress de graça!! Nada melhor do que descansar e esperar no Senhor. O resultado já está lá e minha ansiedade não vai modificar nada, se não for o que estou esperando ver... Acho que é melhor "pescar...e esperar". Seja qual for, sei que será o melhor pra mim!!!
PS: Vou esperar...e tomara que eu pegue meu peixão!!!