6.3.06

LUA ADVERSA

Lua Adversa - Cecília Meirelles / Arte by Line março, 2006


O povo da cidade grande esquece que a lua existe. Não se lembra de olhar e se embriagar com tanta beleza, e nem repara a influência que ela exerce na natureza e nas pessoas. Graças a Deus meu céu é limpo (no pollution, no smoke, no fog) e moro perto da praia. Isso me dá o privilégio de tê-la sob meus olhos, basta querer. O reflexo no mar é algo divino!

Nunca acreditei que a lua fosse um queijo, nem que São Jorge e o dragão morassem nela, embora gostasse muito de ouvir histórias desse tipo.

Por conviver com pessoas que vivem em zona rural, a força e a influência da lua sempre foram tidas como certas, pra mim. Tem lua certa pra plantar e colher, tem lua pra cortar cabelo e fazer depilação, tem lua pra parir e lua pra se apaixonar. (Tem até lua pra voltar a estudar... ) Sem falar na maré...

Durante um bom tempo tive o prazar de receber a cada virada de lua cheia um e-mail com um poema diferente, às vezes musicado, enviados por uma prima que é apaixonada pela lua como eu. Não sei o motivo... (deve ter sido a lua!) nunca mais vieram... Mas lembro que quando via a lua encher... já ficava esperando!

O poema de Cecília Meireles é bastante usado por muitas mulheres quando precisam se descrever. A "mulher de fases", cantada pelos "Raimundos" reflete a visão masculina da mulher. Que os hormônios provocam ciclos, todo mundo sabe. Mas conviver com isso... vamos combinar, é um horror! (Merece um post só sobre isso...)

Essa semana comentei com uma amiga sobre o mal estar que estava sentindo, vontade de mandar parar o mundo pra eu poder descer, vontade de bater em quem me aparecesse pela frente, uma revolta sei-lá-contra-quê... e a resposta veio: "deve ser a lua! e a lua de março é retada!" Eu nunca ouvi falar desse jeito da "lua de março"... e até fui pesquisar na net sobre isso. Achei algumas coisas que não me disseram muito, só um link da Federação Paulista de Surf onde dizia que "é na lua cheia de março e abril que a onda da Pororoca na Foz do Araguari vem mais forte." ( http://www.fpsurf.com.br/news/news92/index.shtml )Bom, se existe isso... a "outra Bel" deve ter razão e a lua de março deve ser mesmo retada.

Só que a lua cheia é só dia 14... hoje ainda é 6... eu tô "rúim" já há uns dias...

Será que é mesmo (só) a "lua de março"???

Ao fundo: "Song for Angels" by Crimson Glory

4 comentários:

Lilian Paula disse...

Essas são fases que tornam a vida bem mais nteressante!!! Relax...

Iracema disse...

Embora more na "cidade gde"...hehehe..ñ perdi o contato com a lua..ela sempre me fascina...cada vez q aparece mexe comigo...a lua cheia, então!!!...já fui até proibida de gravar em studio em noite de lua cheia...hahaha...
Ñ há nd melhor d q olhar a lua "saindo" do mar...e fzr absolutamente nd...apenas olhar...nem msm pensar...só olhar...
Bjux.

Keka disse...

Eu também, como minha amiga daí de cima, não perdi o contato com a lua apesar de morar numa cidade grande, "selva de pedra", na qual os prédios quase que arranham o céu. Mas, ela sempre dá um jeitinho de aparecer daqui ou dali. Fininha...Faltando um pedaço, (como a música de Djavan)cheia, gorducha, rebolando lá em cima...meia que sem forma e sem jeito, não importa...eu também amo a lua e estou sempre admirando-a e louvando o nome do meu Criador!
Amei seu blog!...você escreve como a nêga do leite, heim? huahuahua...Parabéns, linda!
Beijos

MOONLIGHT disse...

A LUA NÃO É DE QUEIJO???
Sério????!!!!!
Ah... tá inventando.
Em dezembro me disseram que Papai Noel não existe...
Em janeiro fiquei sabendo que FHC ainda existe...
Em fevereiro, que não existe emprego em SP...
E agora, em março, fico sabendo que a lua não é de queijo??!!!
Gente... o que está acontecendo com o mundo!!!
;-)