14.3.06

O que é literatura... ou não



Gosto de entrar nas comunidades do Orkut e ler os tópicos, embora nem sempre comente. Mas leio bastante, gastando talvez um tempo que não deveria... mas junta a fome de ler e a curiosidade... dá nisso. Outro dia encontrei uma comunidade interessante: "Paulo Coelho não é literatura"! Dei risada sozinha, porque existem coisas que a gente pensa e não diz em voz alta, pois parece que a gente é que é maluco. Do jeito que Paulo Coelho vende... se euzinha dissesse isso... apanhava legal. Mas como estou só citando o que vi na net... posso escapar!


Então... vou comentar aqui um dos tópicos que vi nessa maravilha de comunidade, embora alguns estejam ali só pra xingar o pobre do Coelho. (Não vou chamar de PC, porque PC pra mim é um colega muito legal, e não merece esse tipo de referência, hehehe...) Seguinte: Primeiro lugar na lista dos mais vendidos de Veja: "O Doce Veneno do Escorpião", autora: Raquel Pacheco. Levanta o dedinho quem sabe quem é? Bingo! Bruna Surfistinha!

Embora ela tenha tido uma grande atenção da mídia, aparecendo em praticamente todos os programas de auditório e talk shows da tv brasileira e do rádio também, vou dar uma situada em quem só assiste TV por assinatura ou está fora do Brasil. (É, eu tenho leitores internacionais!) Bruna Surfistinha é uma ex-garota de programa que se aposentou no dia em que completou 21 anos, por em 3 anos de trabalho já ter uma poupança gorda o suficiente para não precisar mais trabalhar como antes. Só que além dessa poupança... ela foi mais além. Publicou como livro, o Blog que manteve durante um bom tempo, onde contava suas aventuras e desventuras... inclusive os programas, com detalhes... inacreditáveis. Tá, assumo, li alguma coisa desse blog. Por curiosidade, não nego, mas no estilo a que se propõe, a menina escreve bem. E tá ganhando horrores!!! O livro, lançado em novembro, está na 8ª edição!

Voltando à comunidade... a questão ali era a comparação entre o Coelho e a "gata". (Desculpem o trocadilho infame!) Alguém disse: "A Bruna se confessou p... resta o Paulo Coelho se confessar medíocre." Tá, e quem sou eu pra decretar o Coelho "medíocre"? Eu comecei a ler "Onze minutos"... desisti nas primeiras páginas. Folheeei "As margens do Rio Petra..." e não consegui nem começar. Portanto... não posso julgá-lo. Mas a Bruna... (que já li, posso falar) realmente... literatura, não dá pra ser. Sei que tem gente que não vai concordar comigo, e tem todo o direito...

Mas o que é um livro? Folhas de papel impresso organizadas e costuradas/coladas? Gente, tem tanta coisa boa escrita por aí, e que nunca vai chegar a ser livro... Abençoada democracia da net, que permite a "publicação" de nossas idiossincrasias, de nossos sonhos e mais secretos desejos, explícitos ou implícitos nas palavras que escolhemos para compor essa coisa tão diversa, chamada BLOG!!! (aproveitem pra ler o post da Honey - link aí do lado - "Blog Bleg Blug")




...





O post já acabou, oficialmente.
Agora vou contar uma piadinha particular... mico que paguei sábado passado.
Estava no gabinete pastoral de uma igreja batista, ajudando uma amiga a preparar o lanche para os pastores que estavam reunidos num concílio examinatório de um seminarista. Começamos a falar sobre a internet, orkut... e falei do meu blog. Estava muito feliz com o template novo, e tal... me empolguei! A porta se abriu e um jovem de 20 anos entrou exatamente no momento em que eu dizia: "Vou fazer igual à Bruna Surfistinha..."

Precisa explicar??? Minha filha diz que piada que precisa de explicação não prestou...



(Obs: Não vou linkar nada nesse post... acho que não mereço estar "ligada" a certas coisas, tá?)

Nenhum comentário: