18.7.06

Hoje é dia de "Clássicos Republicados"

Bem.. não exatamente.

Nessa onda de memórias, músicas, fotos... terminei conversando com a Anne sobre o roteiro de vídeo que mandei pro concurso da TV Bahia, e foi premiado. Tem gente que sabe da história todinha, mas como tem muita gente nova no pedaço... pra mim hoje é dia de relembrar.

Num dia de junho do ano passado, Line me mostrou um conto que ela escreveu, A Menina do Cadarço Desamarrado (confira aqui) e assim que li, pensei que dava um filme. Tentei fazer o roteiro, mas não consegui, não saía nada. Desisti, estava perdendo a poesia, não dava mesmo. Alguns dias depois, recebi de Shirley o link de um concurso promovido pela TVE - TV Bahia, para roteiristas bahianos, comemorando os 20 anos da TVE Bahia. Era véspera do prazo final, para colocar no correio. Resumo da ópera: em 20 minutos escrevi o roteiro, (confira aqui) cronometrei com ela, pelo celular, pois era pra 90 segundos. Mandei, cheia de confiança... Afinal de contas, o funil era estreito: profissionais ou estudantes de comunicação, naturais ou residentes na Bahia. 15 dias para sair o resultado. No dia marcado, 1° de julho, a mensagem no site: "Devido ao grande número de roteiros recebidos, a comissão julgadora solicitou mais tempo antes de divulgar o resultado". Desisti de sonhar.

No dia 5 de julho de 2005, o dia que começou triste terminou com pulos e gritos na frente do computador. O resultado saiu mais ou menos às 23h, e eu e Line comemoramos o quanto pudemos! Mandei e-mails e SMS's pra todo mundo, telefonei, dando o endereço do site do IRDEB onde estava o resultado! As coisas aconteceram rápido, na semana seguinte tive que ir a Salvador para registrar o roteiro na Biblioteca Nacional e asinar um termo de cessão integral dos direitos autorais (por 50 anos!!!). Keu e Marta, minhas primas foram especialmente presentes nesses momentos!

Em agosto fui novamente, para receber o prêmio. Os R$ 3.500,00 se transformaram em R$ 2.615,00 com os descontos de IR e INSS! Line ganhou o PC próprio e eu ganhei minha libedade (o meu só pra mim!)

Foram 5 roteiros selecionados e "comprados". Seriam produzidos pela TV Bahia, e cada um foi dado a um diretor. Coube ao meu vídeo, Pico Garcez, que cara!!! Sem palavras pra descrever a maneira como fui tratada por ele. Todo diretor deveria ser assim... respeitar o roteirista de maneira integral. Conversamos muito via e-mail e MSN . Eu "estive presente" no teste de atores, pois ele me mandou em tempo real as fotos dos candidatos e escolhemos juntos. Durante as gravações eu não pude estar, mas ele me manteve informada de tudo... Ah, minha auto-estima foi às nuvens!!!

O lançamento dos vídeos foi agendado para setembro, depois ficou para outubro. A festa foi marcada para o dia 10, e era exclusivíssima, apenas para as equipes de cada vídeo. Mas... eu, que não sou nada cara-de-pau pedi mais dois convites, uma para a *menina*... e outro pra Marta, que iria ser a "motorista" pra me levar ao evento, não podia ficar de fora, não é? "Pedi e dar-se-vos-á", já dizia o senhor Jesus... fui a única que levou acompanhantes! ( Ah, sim... o conto tem um quê de autobiográfico... a *minha menina* realmente não sabe amarrar o cadarço!!!)

Que noite!!! Não pelo lugar chique e pela comida gostosa, mas pela emoção! Gente... ver algo que você escreveu, numa tela, tomando corpo de coisa séria... foi demais! E na semana seguinte estava rodando na TV, no intervalo do horário nobre! Mas eu levei cerca de um mês até conseguir assistir! Todo mundo assistiu antes de mim! Como era aleatório, e eu não ficava muito tempo na frente da TV (e tinha que ser no quarto, onde pega a TV local)... foi dureza! Quando finalmente assisti... a emoção foi maior ainda! Facilito pra você... Pra assistir, clique aqui. (É o segundo da filinha de cima, clique no quadrinho e espere carregar o vídeo, não vai se arrepender.)

Bom, é isso. Fiquei famosa, meu nome nas telinhas... cidade pequena, vocês podem imaginar? Todo mundo comentando... foid emaaaaais!!! Ah... fotos - muitas - aqui. Eu loira ainda, viu?

Nenhum comentário: