8.2.07

Melancia

Recebi o e-book vindo da Jady, via msn. Não tinha ouvido falar. O comentário dela foi: "Mulher, parece que estou lendo um blog com posts emendados." É, eu deveria gostar de ler. Abri e comecei. Realmente, uma leitura interessante, leve e inteligente. Bem humorada, apesar de começar contando uma "tragédia pessoal". Mas as batalhas com o bad boy Mr. Blogger me tiraram a atenção, e não passei do primeiro capítulo. Ontem, fui arrumar os links do e-snipes e recomecei a ler.

Realmente a autora, Marian Keyes, escreve de uma maneira agradável, e conta na 1a. pessoa a história de Claire. Calma, não vou contar nada que estrague o prazer de quem for ler. Só que fui lendo e me assustando... parecia que era eu que estava contando a história. Claro que respeitando as variáveis de tempo e espaço, idade e tipo físico, referências familiares... a essência dos sentimentos era a mesma minha. (Acho que por isso não consegui parar de ler. Queria ver logo o final da história.)

Então fiquei pensando que Salomão, aquele que sabia das coisas, tinha mesmo razão quando disse, há muuuito tempo: "Não há nada de novo sob o sol..." Ao mesmo tempo em que cada vida é única, as situações se repetem como um ciclo, fazendo parecer que somos somente parte de uma engrenagem. As reações e pensamentos, as dúvidas e certezas de Claire me eram tão familiares, que eu às vezes ria e pensava: "bem que podia ter sido eu a dizer isso"... E as atitudes das pessoas que a cercavam também se pareciam muito com as das que me rodeiam.

É, altamente recomendável a leitura de "Melancia", um livro com um título que nem tem tanta razão de ser... mas é delicioso.

Nenhum comentário: