12.3.07

Primeiro dia de aula

Ou deveria dizer "primeiro dia - sem aula"?

Pois foi assim: Queda de pressão de manhã, leseira total... mas não dava pra simplesmente não ir. É, eu ainda sou toda certinha. (Que nada... é que já estou planejando as faltas do semestre, e não quero esperdiçar!) Então fui. Com toda a minha moleza, saí de casa em cima da hora, e como já aconteceu muuuitas vezes, vi o 27 passar de longe... e não consegui pegar. Esperei quase meia hora, e o seguinte passou mais lotado do que nunca. Pra ter uma idéia, nem consegui passar da roleta, que é logo na frente. E no ponto seguinte já não dava pra entrar mais ninguém. O verdadeiro "tijolo demográfico".

50 minutos depois, o
navio negreiro descarregava os escravos - brancos, pardos, negros e amarelos - no porto da UESC. 13:50h, e encontro os coleguinhas no pátio interno. "Cadê o prof?" "Quem sabe?" Toca a esperar. Nada de prof. Quase na hora da segunda aula, vimos o outro prof. passar, com jeito de que ia embora. "E aí, não vai ter aula não?" "Eeerrr... Fui convocado a uma reunião na reitoria. Aula só amanhã." Grrrrrrr.

E todo o meu desejo de escrever sobre a alegria da volta as aulas, ficou aonde? Emprensado no buzu lotado!!!

Fiquei aqui pensando... a "
universidade pública e gratuita, com ensino de qualidade", é mesmo tudo isso? Gratuita? Tá chegando a hora da declaração de IR. Gratuita, sei. Pra chegar lá... custa. Pra estar lá, estudando à tarde... custa. Pra entregar os trabalhos impressos, em CD ou vídeo... custa. Pra fazer milhões de xerox de textos imeeeeensos... custa.

E o
ensino de qualidade, eu continuo a dizer que o problema é "que" qualidade. Tem de tudo. Professor bem preparado e consiente... tem. Professor criterioso e cuidadoso com o aluno dentro e fora da sala de aula... tem. Professor amigo... tem. Professor que nem aprende o nome dos alunos... tem. Professor irresponsável, que nem vai lá... tem. Professor que entra na sala e faz que dá aula... tem, também. Professor que dá nota pela cara do aluno, e de acordo como seu humor... tem. Professor que acha que porque é professor pode tripudiar... tem. Professor que bota pressão demais da conta... teeeem. Professor que termina o semestre e não devolve um trabalho ou prova, e lança notas na pauta sem a mínima lógica... tem. Enfim... Estou no último semestre, mas ainda tenho algumas coisas a experimentar nessa área.

Assim sendo, ainda não foi hoje meu
último primeiro dia de aula. Espero que seja amanhã. E vou terminar fazendo mais uma disciplina optativa, que jurei que não faria. Mas ofereceram "Temas selecionados em Computação Gráfica"... e como o prof. é bom, e eu sei... vou terminar fazendo. Afinal de contas, todos os meus "Dez" de média no currículo foram na área de informática. Então, vou tentar mais um, pra equilibrar com o infame 7,2 da Oficina de Telejornalismo do semestre passado. (Eu sabia que não queria ser repórter, alguém aí me ouviu dizer o contrário???)

Correndo pra postar antes da meia-noite, e dizer que hoje foi o niver de uma amiga muuuito querida.
Jó, que Deus te abençoe sempre. E muito. E mais.

Nenhum comentário: