2.8.07

Príncipes e Ogros


Ontem matei minha vontade de ir ao cinema... três semanas, já, já estava entrando em crise de abstinência. Fui assistir Shrek Terceiro. Meio sem certeza, porque não gosto muito de continuações... mas dei um voto de confiança, mesmo sabendo que a voz original do Shrek em português não estaria mais lá, era a de Bussunda. Sim, esse tipo de filme eu aceito assistir dublado. As piadas são muito rápidas, e nem sempre bem traduzidas no escrito... dublado fica melhor mesmo.

O filme é quase completamente independente dos dois primeiros, mas não dos contos de fadas. Crianças não devem captar tudo... especialmente as crianças de hoje, que não conhecem as histórias clássicas que são referência obrigatória em todas as cenas.

Tem uma cena impagável das princesas todas juntas... Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e a Bela Adormecida reunidas para o chá-de-bebê de Fiona. Pequeno detalhe... todas se casaram com o "Principe Encantado", como bem lembrou alguém, que não me lembro quem num texto que eu gostaria de reler. O Encantado sempre é louro, alto e charmoso (em inglês, o nome é "Charming") e não tem defeitos. Já as "meninas"... podem ser loiras como a Cindy e a Rapunzel, castanhas como a Bela branquinhas do cabelo preto, como eu ops, como a Branca.

Mas nessa bela reedição de contos de fadas, Encantado é mesmo do mal. E consegue juntar no mesmo exército, as bruxas más, o Capitão Gancho e até as árvores falantes da floresta encantada. É uma salada mista muito bem temperada. Claro que tem gente que vai dizer que não gostou disso ou daquilo, que falta nãoseioque... mas eu gostei.

Ri muito, aliás, não só eu... foram crises homéricas de riso em todo o público. Mas tem muito a se pensar também. O paradoxo do Ogro ser do bem e o Príncipe Encantado ser do mal... leva a refletir que as aparências podem mesmo enganar, e geralmente enganam.

A covardia de Shrek em assumir o trono, e todas as jogadas que ele faz pra que isso não aconteça... o temor em ser pai, os pesadelos dele com o bebê... E a rebelião do time do mal pra conseguir o seu "felizes para sempre", mostra que todo mundo tem o direito de procurar sua felicidade.

O Burro e o Gato de Botas continuam impagáveis! E o Mago Merlin de camisolinha curta... muito engraçado mesmo.

Gostei e recomendo. É claro que o final é feliz hehehehe!

Nenhum comentário: