24.12.07

Amigo Secreto

Nessa época de final de ano é praticamente impossível escapar de uma armadilha fatal conhecida como Amigo Secreto, Amigo Oculto ou Amigo X, dependendo da região do país em que você esteja. E com suas variações, Amigo Doce(1), Amigo Sacana(2), Amigo da Hora(3), Inimigo Secreto(4)...

Teoricamente, é algo perfeito. Num grupo (família, colegas, amigos, whatever), em vez de se comprar muitos presentinhos baratos e sem graça, faz-se um sorteio, e cada um dá e recebe apenas um, porém de melhor qualidade do que as possíveis "lembrancinhas" que seriam dadas a todos. Foi a grande idéia do século!! Mas eu disse "teoricamente". Porque na prática, nem sempre isso funciona.

Primeiro, supõe-se que no dia da revelação do amigo secreto NINGUÉM falte. Essa é uma regra não dita, por ser completamente óbvia. Mas, não. Eu tenho a sorte de frequentemente meu amigo secreto simplesmente não aparecer, e, é claro, nem mandar o presente.

Depois, pelas diferenças normais entre as condições financeiras das pessoas, algumas compram presentes mais caros que outras. Então se convencionou colocar um piso e um teto de preço para os prtesentes. Como Murphy é meu amigo nada secreto, eu sempre fico no grupo que quando recebe presente, é daqueles que realmente não podiam comprar nada mais barato, por isso foi o cachorro de louça de 1,99.

Fora que eu sempre dou sorte de tirar uma pessoa a quem AMO e não posso nem me dar ao luxo de dar uma coisinha qualquer. Taí, eu gosto de dar presentes. Mas gosto de receber também, né? E quem disse que quem me tira me ama??? Ai ai... Ano passado no Amigo Secreto de natal na casa de Regi, eu dou a sorte de tirar a própria, minha amigona, a dona da casa. E que nem disse o que queria ganhar, só disse: "eu gosto de tudo". É mole??? (Pelo menos nesse ano fui tirada por um "amigo legal" que me deu o batom cor de boca que eu pedi! ;) )

Falando nisso, semana passada fui fazer a unha num salão no xops (promoção, promoção!!!) e no dia anterior tinha sido a festa de confraternização deles, com amigo secreto. Caí na bestaeira de perguntar: "você ganhou o que?" pra ouvir: "uma cama box". Meu queixo começou a descer... E continuei: "e deu o que?" ela: "uma geladeira". Hãaaa??? E os presentes foram do tipo: TV, faqueiro de prata, 500 reais (porque a pessoa precisava pagar dívidas), e por aí vai. Tomei uma decisão no calor da emoção: Vou trabalhar aqui!!! E a manicure perguntou: "e você sabe fazer o que, de salão?" Eu: "nada. Mas aprendo qualquer coisa, desde que no final do ano eu possa dar e receber presentes nesse nível!"

Tudo bem, este ano consegui escapar da armadilha infame. Pelo menos até agora. Mas ainda faltam alguns dias pro ano acabar. Vou continuar me escondendo do Amigo X. Quem sabe eu não continuo Oculta e ele não me vê???

(Já se foi o Natal, e continuo incólume!!!)



__________________________
Notas explicativas:

1. Amigo Doce - Funciona como o Amigo Secreto normal, com o detalhe de que todos os presentes devem ser caixas de chocolate. (Eu sempre ganhava da Garoto, quando preferia Nestlè ou Lacta).

2- Amigo Sacana - Cada um compra um presente, sem saber a quem vai dar, pois não é feito sorteio prévio. Na hora da festa, coloca-se os nomes dos participantes num recipiente, e alguém começa, tirando um nome e entregando o presente, que deve ser aberto imediatamente. O sorteado 1 tira o seu papelzinho, e entrega o seu presente, mas o sorteado 2 pode escolher se fica com o que recebeu ou se rouba o do sorteado 1. Assim, à medida que vão sendo sorteados, podem "roubar' os presentes de quem foi sorteado antes, e não pode reclamar. Fica com o presente melhor - ou mais desejado - quem for o último a ser sorteado. (Eu sempre saio logo... e fico com um presente bem inútil.)

3. Amigo da Hora - Os presentes são comprados de maneira a poder ser recebidos por qualquer um dos participantes. Os nomes são sorteados na horta da festa. (Impossível ficar sem receber. Mas aí eu ganho um sabonete.)

4. Inimigo Secreto - Prepara-se uma cesta (ou caixa) de presentes (geralmente brindes de lojas ou empresas, mas deve ser algo bem variado, que todos desejem ganhar). Na hora da festa, coloca-se num recipiente o nome de todos os presentes, que serão sorteados e assim, eliminados. Ganhará TODOS os presentes aquele que for o último a sair. Assim sendo, cada um que tira um nome, desclassifica-o, por isso, é chamado de "Inimigo". A diversão é garantida, e é proporcional ao desejo do grupo pelos presentes. (Jamais tive a ventura de chegar perto do fim!)

Nenhum comentário: