11.12.07

Blog de Blindness

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.


Eu li "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago já tem um tempinho. Não me lembro ao certo a época, e nem de quem era o volume, só sei que foi-me emprestado. Comecei a ler e me encantei com o estilo do autor, com os diálogos registrados de forma indireta, e com o ponto e a vírgula como únicos sinais de pontuação utilizados.

A história é bem pensada, e traçada de maneira a não deixar a gente parar nem pra respirar (confira aqui), mas foi um dos poucos livros que li e não pensei em "como seria se virasse filme". Pois é, não pensei, mas alguém pensou. E esse alguém foi Fernando Meirelles, o genial diretor de Castelo Ra-tim-bum, Cidade de Deus, Domésticas e mais um tanto de produções de TV e cinema. E não só pensnou, como já foi filmado e está em fase de montagem.

Recebi de Line esses dias o link do Diário de Blindness, blog onde o próprio Meirelles conta, desde suas impressões ao ler o livro, o desejo de filmar, até os detalhes das gravações, problemas, sacadas geniais... Estou babando pelo blog, comecei a ler do comecinho e ainda não terminei, não tive tempo, mas corri pra dividir aqui com vocês.

Não sei quando o filme vai ficar pronto nem quando entra em cartaz, mas esse, realmente, não vou perder!

Nenhum comentário: