28.8.08

Nota de Falecimento

É com grande pesar que noticiamos o falecimento do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.
O enterro acontecerá na próxima terça-feira, dia 02 de setembro. A marcha fúnebre acompanhando o féretro sairá da Praça Cairú, às 10h (da manhã).

A família Ilheense convida amigos e todos aqueles que direta ou indiretamente utilizaram nos últimos 40 anos o falecido Aeroporto, para participarem deste momento de fé cidadã.

Esta foi a nota que recebi, na rádio, hoje, vinda do movimento Ação Ilhéus. E este falecimento me entristece profundamente. Na verdade, a ANAC não desativou o aeroporto. "Apenas" pediu que os pousos e decolagens fossem feitos em situações de contato visual total, isto é, nada de vôos noturnos, ou em dias de chuva. Considerando que a TAM mantém apenas DOIS vôos, e ambos noturnos... cada um tire suas conclusões.

Tudo começou com uma infame reportagem do Fantástico, dizendo que o Jorge Amado era o "segundo pior aeroporto do país, em termos de segurança, tamanho da pista, etc." Aí as empresas aéreas trocaram as aeronaves usadas por outras menores, reduziram os números de vôos... e os moradores da Princesinha do Sul, essa linda cidade turística, bem como seus possíveis visitantes ficaram sujeitos a horários terríveis e rotas inimagináveis. (Para ir a São Luís no Maranhão, eu tive que fazer: Ilhéus-Salvador-São Paulo-Fortaleza-Teresina-São Luís)

Há alguns meses, a ANAC pediu que se fizesse uma cancela com semáforo, para suspender o tráfego de carros na rodovia que passa diante da cabeceira 29 do aeroporto. Prefeitura construi cancela e instalou semáforo. Nunca utilizados. Depois disso, a ANAC vem com essa de "contato visual completo". E sem fazer qualquer análise de risco, segundo o superintendente da INFRAERO, Edylson Pereira. É uma incoerência das grandes, pois os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) estão em situações semelhantes (ou piores) e nem se cogita qualquer proibição por lá.


Enfim... A gente faz o que pode. Pressiona aonde dá... e esperando que os "nossos" políticos façam algo relevante.

(Fotos vindas do www.r2cpress.com.br)

Nenhum comentário: