15.10.08

Condromalácia Patelar

Hã? Não é palavrão. É o que eu tenho no joelho. Apesar do laudo do Raio X dizer "estrutura, morfologia e densidade óssea satisfatória, superfícies articulares lisas e espaço articular preservado", o Dr. Ortopedista sem nem olhar o laudo, só encarando a bendita radiografia deu o diagnóstico:
Condromalácia patelar. A Causa? Mais uma coisa em mim que veio com defeito de fábrica. Minha patela (rótula) tem o formato de "gorro de caçador". Deveria ser um losango, mas não é. E aí…
joelho 011O Raio x revelador
Detalhes técnicos by Mamãe Wikipédia:
"Condromalácia patelar (também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral, ou "joelho de corredor") consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais correspondentes, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores.
A condromalácia patelar refere-se ao joelho que foi estruturalmente danificado, enquanto que o termo mais genérico síndrome da dor patelo-femural se refere aos estágios iniciais dessa condição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos. Porém, eventualmente, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito mais difícil de ser tratado.
Esta lesão é mais comum em mulheres (devido principalmente ao aumento do ângulo Q) e ocorre prioritariamente em atividades como balé, corridas, ciclismo, voleibol, etc. A dor é descrita como profunda e localizada na região retropatelar e pode ser sentida ao subir e descer escadas, em atividades prolongadas, após ficar muito tempo com os joelhos flexionados e ao agachar-se para pegar um objeto no chão. Em movimentos de flexão dos joelhos a dor é acompanhado de crepitação retropatelar facilmente audível ou sentida com a mão por cima da patela. O principal sinal para um diagnóstico consiste em mover a superfície da patela contra o fêmur."
Hã??? A pessoa mais sedentária do mundo tem "joelho de corredor"??? E justamente quando Namorado me deu um tênis de presente pra caminhar com ele??? Tá de graça comigo, né?
"Sintomas
Os principais sintomas são: dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas. Dores atrás ou ao redor da patela do joelho ocorrem principalmente se joelho é forçado quando flexionado - como ao subir escadas ou agachar-se, por exemplo. Uma ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácia patelar, além de crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. É possível também a presença de derrame intra-articular (edema) quando a patologia estiver em Grau I."
5 001Olha que gracinha está o joelho direito, mais "gordinho" que o outro!!! Pelo menos ainda estou no início da coisa!!!

"Causas
A causa exata ainda permanece desconhecida, porém segundo a literatura, acredita-se que esteja ligada a fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que resultam no enfraquecimento e amolecimento da cartilagem envolvida.
O fator mais comum é o traumatismo, seja por um trauma crônico por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur - por onde ela passa durante a flexão do joelho - em razão do uso inadequado de aparelhos de ginástica, exercícios em step, agachamentos ou leg press, bem como pela prática inadequada de esportes, com força excessiva aplicada na patela; ou por um trauma distinto, como uma pancada ou choque do joelho sobre um objeto, e lesão aguda da cartilagem femoropatelar, com impedimento da nutrição ideal dessa estrutura devido às rachaduras originadas.
As anomalias biomecânicas, como a super pronação dos pés, também podem resultar em incongruência entre a direção em que a patela é puxada pelo músculo do quadríceps e o formato do sulco patelo-femural por onde ela se desloca.
Engraçado… Mamãe Wikipédia não falou nada sobre o meu "defeito de fabricação"… E só encontrei a expressão "gorro de caçador" em um artigo numa revista médica.
Recomendações

* Excluir exercícios e esportes de alto impacto (futebol, vôlei, basquete, corrida, ciclismo) ou atividades suspeitas de causarem a lesão. Natação é um bom exercício para manter o condicionamento físico sem afetar o joelho.
* Reforçar os músculos fracos, fazendo exercícios leves e de baixo impacto. É especialmente importante reforçar o músculo vasto medial para equilibrar as forças atuantes sobre a patela - fazendo extensão de cada perna separadamente, por exemplo.
* É importante avaliar o limite de extensão e flexão do joelho durante os exercícios, para não agravar o quadro. Peça ao profissional para demonstrar. Evite a sobrecarga.
* Alongar quadríceps, banda iliotibial (lateral), posterior da coxa, tendões e panturrilha regularmente. Não esquecer de alongar bem antes e depois dos exercícios.
* Colocar gelo no joelho após os exercícios.
* Evitar subir e descer escadas.
* Garantir lugar suficiente para a perna no carro ou no seu lugar de trabalho, evitando manter o joelho flexionado mais de 90 graus por muito tempo.
* Manter boa postura e evitar cruzar as pernas por longos períodos.
* Quando estiver deitado, não deixar o peso do corpo pressionar ou mover a patela, usando um travesseiro para manter os joelhos levemente separados e as patelas no lugar.
* Usar sapatos confortáveis, principalmente durante os exercícios.
* Evitar aplicar peso excessivo na articulação afetada, perdendo peso se necessário.
* É imprescindível fazer uma avaliação com um reumatologista, um ortopedista, seguido de um fisioterapia ou professor de educação física para receber o tratamento correto."
O Dr. Ortopedista me mandou ir pra academia fazer musculação (ai meo Deeeeeeeeos) além de fisioterapia e um remedinho (Artrolive – sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina) que custa apenas 56 dinheiros e dá para dez dias. Detalhe: Ele disse que é para tomar por três (TRÊS) meses. Hã??? Fiz as contas… 56 x 3 x 3 = 504 dinheiros. E agora, seu dotô? A única coisa que posso garantir é que vou TENTAR ficar quietinha, (embora não dê pra evitar subir/descer escadas, pelo simples motivo que minha casa não é térrea) e perder peso, é claro. Ah, já comecei a fisioterapia. Mas o que faço com meus esportes de alto impacto (futebol, vôlei, basquete, corrida, ciclismo)? Ó céus!!! [ironia mode on]

Veja a continuação da história clicando aqui.

13 comentários:

claudia disse...

Oi!

Tenho 27 anos e acabei de descobrir que tenho a Contromalécea Patelar! Chato! Logo eu que adoro andar de bicicleta, correr e amo um salto alto. "Tá", vou abandonar isso e me dedicar a musculação. "Amiga" isso é realmente incômodo, do nada sentada ou em pé a pessoa sente algo estranho nos joelhos. Boa Sorte! bjs

Anônimo disse...

Oi :)
Eu tb tenho concromalasia (em 3º grau)mas,fazê o quê né???? Vamos nos cuidar pra não ficar pior do que está (nossa, parece o Tiririca rsrsrsrsr)
Boa sorte!!!!!!!
Claudete

Tula De Vito Franco disse...

Olá querida... Infelizmente, tenho condromalácia patelar nos dois joelhos(pra combinar,né?). Terrível, já fui submetida á cirurgia nos joelhos e nada de melhorar, mudei de um apartamento para uma casa, pois eu subia 4 andares todos os dias. O négócio é mudar de vida! Estou afastada do trabalho há mais de 5 anos e entendo que tenh a que viver com minhas limitações... fazer o que?!? Conviver... Beijos pra vc!

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações querida..
Gostei muito do seu site...
além da condromalácia tb lesionei o ligamento cruzado anterior e o menisco... Se vc tiver alguma dica me passe...
abraço

Beca disse...

Oi, tb sofro desse problema! O estranho é que o médico falou pra vc malhar e eu descobri esse problema justamemte durante os exercícios na academia! Ele passou alguma recomendação de exercícios? Obrigada!!!

Beca disse...

Oi, tb sofro desse problema! O estranho é que o médico falou pra vc malhar e eu descobri esse problema justamemte durante os exercícios na academia! Ele passou alguma recomendação de exercícios? Obrigada!!!

suzana keiko decorações disse...

Olá tbm fui diagnosticada com condromalacia patelar, no meu caso a causa foram várias quedas, estou entre os níveis 1 e 2, meu médico recomendou exercícios para fortalecer os músculos, só que com algumas restrições, ele me aconselhou a fazer pilates e hidroginastica.

Gabriela disse...

Condromalácia patelar...tenho isso também! Descobri esse "defeitinho de fábrica" aos 16 anos (hoje tenho 28). Nada de bike, nada de muito impacto! Detalhe que eu me esfolava de jogar vôlei até os 14! Fiz natação uma época e ajudou a diminuir as dores, que aumentam no frio...caminhada também aliviou muito! Agora, tô fazendo academia com exercícios mais direcionados para fortalecer os músculos da coxa e assim "firmar" a patela.

Dayane Andrade disse...

Acabei de descobrir que tenho Condromalacia Patelar :/
O médico me receitou exatamente as mesmas coisas que o seu (fisioterapia + academia + sulfato de glucosamina), quanto ao sulfato de glucosamina o médico também me mandou tomar por tês meses (90 sachês) e me falou que era caro me indicou uma farmácia de manipulação paguei pelo os 90 sachês 113,00 reias. Adorei as informações postas no blog! Enfim, melhoras para gente!

VIVIANI disse...

Tenho 42 anos..ha 3 descobri que tenho essa bendita mas já descobri no último estagio..fiz fisio..hifroterapia..infiltrações..mas de nada adiantou..ha 1 mês coloquei uma prótese parcial no joelho direito e farei tbem o esquerdo pois ambos sofrem do mesmo problema..Conselho?quando mais cedo o tratamento mais radical melhor pois conviver com essa dor..se privando de coisas simples como levar seu filho no parque pea caminhar correr não é vida pra ninguém..fácil não é..mas dizem que melhora muito...assim.espero!

Adriana Roethig disse...

Também fui diagnosticada com condromalácia patelar BILATERAL (ambos joelhos fud...).
Artrolive estará presente em minha vida por longos SEIS MESES.
Nas sessões de fisio só "levo choque" nos joelhos e faço alguns alongamentos. Acredito que a fisio está sendo perda de tempo e dinheiro. No final de seis meses, caso a fisio/medicação/exercícios não tenham surtido efeito, terei que fazer infiltração. SE nada disso adiantar, cirurgia neles. :(

Raquel disse...

Olá, muito obrigada pelos esclarecimentos, há um mês descobri que estou com condromalacia grau 2, tenho 27 e atleta, muito impacto no joelho. Desesperei e ainda estou muito triste. Me passaram fisioterapia estou na terceira seção porém parece que ficou muito mais sensivel a dor, agudissima, antes eu descia e subia escada com dificuldades, hoje, depois das seções meu joelho esta bambo, parecendo que vai sair do lugar. Espero que tudo se resolva logo e que o tratamento de resultado. Abraços

Ivy Malgazamba disse...

Olá, descobri hoje que tenho no joelho esquerdo. Meus pensamentos estão perdidos
Mas irei fazer pelo melhor.
Obrigada pela ajuda de vocês com, seus depoimentos. Abraço