2.2.09

Resoluções [fotográficas] de ano novo

E as resoluções de ano novo, quem foi que fez aqui neste blog? Bom, está começando um MÊS novo, o segundo do ano, e fazendo uma limpeza na minha caixa de e-mails arroba eme esse ene, que eu não uso nunca, encontrei algumas sugestões fotográficas vindas do Photojojo (em inglês, mas uma newsletter muito legal para quem curte o assunto).

Então, já que não fiz listinha, vou tentar traduzir livremente as idéias para "resoluções fotográficas de ano novo". Que fique bem claro que essas não são as MINHAS resoluções. São só as sugestões que eu achei legais... hehehehe


I - ORGANIZANDO

1. Jogue fora o que não presta. Já que a gente fotografa muito (o filme não acaba...), é comum termos séries de fotos semelhantes, algumas desfocadas... e não raro, duplicatas. DELETE sem pena.

2. Verifique os nomes de arquivos e pastas, e RENOMEIE de maneira que fiquem mais fáceis de ser identificadas. Tempo gasto agora, mas traz muita economia no futuro.

3. FAÇA BACKUP. Quem não teve um HD danificado e milhares de fotos perdidas? Não esqueça: Agende um backup no mínimo mensal. Caso você fotografe MUITO, agende semanalmente.


II - EXIBINDO

1. Selecione novas fotos para os porta-retratos de sua casa ou escritório e TROQUE-AS. Aliás, troque-as a cada dois meses. Se preferir, providencie novos porta-retratos. Veja sugestões de construir seus próprios porta-retratos aqui e aqui.

2. CRIE ÁLBUNS ONLINE. Eu utilizo muito o Picasa, mas o Photojojo sugere
Blurb, Lulu, or MyPublisher.Faça álbuns das viagens, de eventos, de assuntos específicos. Exiba as delícias fotográficas pra todo mundo ver. (Assine, né? O Picasa permite assinatura automática ao fazer upload, ótimo pra quem, como eu, adora esquecer as coisas).


III - INOVANDO

1. Tente uma NOVA TÉCNICA. Experimente algo que você nunca fez, como construir uma câmera Pinhole 9cãmera sem lente) ou usar uma câmera subaquática descartável. Você pode também tentar novas técnicas de edição, utilizando softwares ou sites que permitem brincar com as imagens.

2. TROQUE DE EQUIPAMENTO com um amigo. Utilizando uma outra câmera você poderá ter novas experiências e fugir da rotina.

3. Experimente enxergar tudo em tons de cinza, fotografando SEMPRE EM PRETO E BRANCO durante um período determinado, uma semana, por exemplo.

4. Experimente NOVAS PERSPECTIVAS, como fotografar de baixo para cima ou de cima para baixo.


IV- FAZENDO O BEM

1. DOE SEU EQUIPAMENTO ANTIGO (mas que ainda funcione) para alguma pessoa ou instituição carente.
2. ENSINE o que você sabe. Transmita seu conhecimento a crianças ou adolescentes, descortine o mundo da fotografia a um iniciante ou mesmo a adultos que gostam de fotografar mas não tem conhecimento técnico.

3. Faça algum TRABALHO VOLUNTÁRIO fotográfico: Organize o fichário de um asilo, ou da associação do bairro, decore com suas fotos o ambiente de um serviço de ação social.


V- DESAFIANDO A SI MESMO
"Na teoria não existe diferença entre a teoria e a prática. Na prática, sim." Yogi Berra.
Se você quer ser um fotógrafo melhor, pratique e desafie-se constantemente.

1. INVENTE coisas meio-completamente descabidas, e faça com que realizá-las seja algo divertido.
Exemplos: Fotografar diferentes pássaros durante um passeio, fotografar tudo que encontrar da sua cor favorita
(ou de uma determinada cor) durante uma semana, fazer uma série de fotos em movimento, etc.

2. Faça algo DIFÍCIL, como fotografar animais, crianças pequenas, miniaturas, pessoas desconhecidas. Com a prática, vai ficando fácil. ;)

3. Comece um novo PROJETO ANUAL.365 dias, 52 bênçãos, 100 desconhecidos são alguns dos mais conhecidos no mundo virtual. Você pode procurar um ou criar um novo, como eu fiz, com O Pão Meu de Cada Dia.

4. Acha difícil um projeto a longo prazo? Começe um de MÉDIO PRAZO, que realize em um mês, ou CURTO, em uma semana.

5. Dê início a UMA NOVA TRADIÇÃO, como um auto-retrato a cada sexta-feira, o mesmo retrato na mesma posição a cada ano...

6. Leve sua câmera AONDE VOCÊ FOR. (Isso eu já faço faz temmmmmmmpo!).



Nenhum comentário: