2.9.09

Das pessoas que encontramos no caminho

Durante todo o processo de fazer as fotos até o momento de abrir as portas ao público, sei que muitas coisas ainda vão acontecer. Mas quero começar a falar (sempre tenho a impressão de que não vou conseguir dizer tudo que borbulha na minha mente, com uma efervescência impossível de conter…) sobre as pessoas que conheci, com quem tenho convivido, e mesmo aquelas que só vi uma vez, mas me marcaram.

Juliana, Gisa e Mércia são um caso à parte. É quase inacreditável encontrar de uma só vez pessoas com quem você pode trabalhar livremente, sem ter que ficar pisando em ovos, sem precisar medir as palavras em cada frase. A insegurança de Gisa se completa com a serenidade de Juli, e o alto astral das três fez a coisa andar super bem, ou melhor, correr, já que tivemos pouquíssimo tempo para realizar a parte prática do projeto, isto é, as fotos.

Encontrei muitas mulheres envolvidas no trabalho pesado que é fazer farinha, e só quem chega perto imagina quão difícil é todo o processo. Uma delas disse: “Depois que a gente coloca a farinha no forno, não pode parar de mexer, e não pode nem sair pra fazer xixi, senão queima e perde tudo”.

Projeto ICER 13-08-09 011

Outra, já com seus 60 anos e sem nenhum dente, pediu, com um olhar de desespero: Encontrem minha família, que mora em Rondônia!” Ela saiu de lá quando criança, não lembra o nome da cidade de onde veio e só sabe que deixou mãe, pai e irmãos, mas como não sabe ler, não tem registro de nascimento… é praticamente impossível descobrir alguém de sua família. Ela só sabe que veio com a patroa da mãe, que era sua madrinha, mas que já morreu aqui. Quando ouvi essa história fiquei louca de vontade de poder fazer algo, de dar um retorno àquela senhora que não sabe quase nada de si, de sua origem, de sua família.

Projeto ICER 13-08-09 030

D. Edinalva Souza de Oliveira.

Quem souber de algo, lá pelo interior de Rondônia, faça contato.

Continua…

Convite do dia:

Convite - Rio do Engenho, festas, saberes e sabores 2

Nenhum comentário: