1.9.09

Rio do Engenho: Festas, Saberes e Sabores

Este é o nome do projeto que vai se materializar em exposição fotográfica na próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, na Galeria Nelson Dahia, no Museu de Gastronomia da Bahia (Pç. José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador – BA). E, sim, quem desconfiou, acertou: é a MINHA EXPOSIÇÃO!!!

Convite em primeira mão pra vocês:

Convite - Rio do Engenho, festas, saberes e sabores 3

Na verdade, são cinco versões do convite, vou colocar uma a cada dia, pra vocês irem se divertindo.

Acho que preciso de um dia inteiro pra contar como foi que cheguei a este momento, mas vou tentar. Afinal de contas, toda conquista tem uma história e esta, com certeza, merece ser contada.

Tudo começou, de verdade, de verdade, nos longínquos idos de 2005, quando uma turma de alunas do curso de Letras resolveu fazer uma disciplina junto com a minha turma de Comunicação. “Teorias da Interpretação e Análise do Discurso”. Muita coisa aconteceu nessas aulas, algumas que prefiro nem lembrar (apesar de não ter como esquecer), mas uma bem legal foi conhecer “as meninas de Letras”. Na verdade, fiz amizade mesmo com uma, Gisane. A gente continuou a se falar, mesmo depois da disciplina encerrada, quando se encontrava pelos corredores ou no ponto de ônibus. E essas conversas eram bem mais profundas do que normalmente eu tenho com “colegas” de faculdade.

  Projeto ICER canon 13-08-09 102 (Ela se esconde das fotos!)

Pois foi num desses pontos de ônibus esperando o 27, no começo do ano, que ela me contou que estava envolvida num projeto que iria gerar uma exposição fotográfica. Eu quis saber detalhes, e terminei me oferecendo pra fazer as fotos. Ela disse que ia falar com as outras responsáveis, mas o tempo foi passando e não tivemos mais contato. Até que, no mês passado, por outras vias acadêmicas eu me vi realmente envolvida no projeto.

Não, não foi por dinheiro. Foi por prazer mesmo. Foram cinco “saídas” para o Rio do Engenho (fomos lá no Carnaval Fotográfico, quem lembra?), um lugar delicioso, e se o título do projeto inclui “sabores”… vocês podem imaginar que rolou comida!

Projeto ICER 03-08-09 003 Jú, Mércia e eu

Projeto ICER 08-08-09 canon 030Comendo beiju de tapioca, de um jeito que só tem aqui.

Depois de 1860 fotos (fora as deletadas), tivemos que selecionar 50. CINQUENTA! Sabem o que é escolher CINQUENTA em 1860 fotos? E essas foam as minhas… ainda tinham as da minha orientadora do Mestrado, que foi conosco na primeira saída. É, foi trabalho duro, mas está concretizado. Hoje levei os arquivos para imprimir, vou buscar na quinta-feira.

Vocês me perdoam se não mostrar as fotos agora? É que se mostrar vocês não vão querer ir lá no Pelourinho, assinar o livro de v isitas e ganhar um marcador de livro com uma foto minha! (Detalhe: Foi a minha designer particular que fez a arte dos convites e marcadores. #MamãeSuperOrgulhosa)

 Projeto ICER 08-08-09 canon 025

Bem, muita coisa ainda está por ser dita, e vou fazer isso aos poucos. O importante de hoje é o convite, que ainda não chegou à mídia impressa, digital ou audiovisual, (mas chegará) e está aí pra vocês. Estou esperando mesmo! Vocês serão muito bem vindos!

Nenhum comentário: