11.9.10

Ouvi por aí...

Na verdade foi no desenho "Os pinguins de Madagascar". O filme eu até gostei, mas essa continuação é irritante. Vê só a fala de um deles, quando alguém sugere que no zoo tenha câmeras para transmitir o dia-a-dia dos bichos:

"O computador é uma coisa que os homens inventaram PARA NÃO TRABALHAR, e serve especialmente para ver esses vídeos idiotas"

Sei que eu não assisti o desenho até o fim, espero que o roteirista mostre que o computador não é só isso, mas uma frase dessas entra no ouvido de uma criança e pode ficar como verdade no subconsciente, e essa criança vai enxergando o computador apenas como um instrumento de lazer e diversão.

A Geração Digital precisa se acostumar a ver o computador como uma ferramenta para facilitar a vida, seja no trabalho, nos relacionamentos, nos hobbies a sério e na diversão também. Nossas crianças já nascem convivendo com os computadores nas salas de parto, nem conseguem imaginar a vida sem eles, e isso é bom. Têm mais controle no mouse e percepção das funcionalidades da máquina do que a Geração A (de Analógica, como disse Marta http://50possibilidades.blogspot.com/2010/08/geracao.html), mas é mesmo necessário que usem isso pro bem, e não pra se viciarem em coisas que erroneamente são chamadas de diversão.

2 comentários:

Tucha disse...

Tenho refletido mto sobre a cibercultura por conta da preparação para a a tutoria em EAD. Acho q como tudo na vida o computador tem um lado bom e um ruim. Abre as janelas para o mundo e ai cada um descobre o seu interesse, coisas interessantissima e mto "lixo". E com vc diz as novas geraçoes (e a analógica tb)têm que serem orientadas para usar a bem as "ferramentas"

Marcio Nicolau disse...

Constatações verdadeiras. Primeira a de que até desenhos animados, tidos como inocentes, carregam conteúdo nocivo. Segunda, a de que a Internet, mesmo contendo informações nocivas, é uma ferramenta útil. Eu falava sobre isso agora há pouco e ressaltava: é necessária uma apropriação sadia dos espaços virtuais. Os blogues, felizmente, são um exemplo de que isso é possível.
Parabéns pelo blogue.