6.10.10

The Day After

Confesso: Fiquei triste, frustrada, decepcionada. Esperava MESMO um milagre, o milagre da conscientização e que o 2º turno das eleições fosse entre Dilma e Marina. Infelizmente não deu, não conseguimos. E não sou tão Pollyanna pra achar que "Marina foi a grande vitoriosa dessas eleições". Vitoriosa seria se fosse ao 2º turno, não foi, pronto. 

Daí a ser forçada a ouvir o oposto, que os votos em Marina "só serviram para levar Serra ao 2º turno" é outro absurdo. Quem votou em Marina votou porque quis, porque queria e cria numa outra opção que não fosse PT ou PSDB. Li durante esses últimos dias uma quantidade imensa de posts que tendiam prum lado ou outro, mas nenhum de eleitores de Marina.


Por que nos calamos? Por que não nos posicionamos? Respondo por mim: Porque nos entristecemos, porque nos frustramos, porque não sabemos o que fazer, já que agora teremos que votar em uma ou em outro, e isso não é o que queremos.

Mas depois de um post que não quero nem linkar pra não dar ibope, me senti no direito (ou no dever, sei lá) de vir aqui e dizer que o resultado das eleições de domingo me jogou literalmente na cama, na segunda. Dormi quase o dia inteiro, sem ânimo pra nada, e as notícias na TV e na net me deixavam ainda mais down

Não me arrependo de meu voto, me arrependo talvez de não ter feito uma campanha mais explícita, de ter conversado mais sobre o assunto com os que me cercam. Se bem que a maioria dos meus amigos "esverdearam", até meu filhote que disse que ia votar em Dilma me surpreendeu dizendo que votou em Marina.


Agora, segundo Dinah, Marina precisa de uma capa de chuva, de tanto que vão babar em cima dela, "a grande vencedora". Sei.  Ela que se cuide, que abra bem os olhos, e que seja coerente e não se junte a nenhum dos dois, se vendendo por cargos ou ministérios. 


Recebi logo cedinho na segunda-feira um e-mail do Movimento Marina, perguntando:

Que posição você sugere que Marina tenha no segundo turno?


E respondi com um texto do prof. Maurício Abdalla, "Marina... você se pintou?", que recebi via e-mail, do qual transcrevo um trecho:


Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.
Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

E completei: Se Marina se aliar a Dilma ou a Serra... ela perde todo o meu respeito. Meu e de todos os brasileiros que, ao depositarem sua confiança nela, através dos 20 milhões de votos, dizem: "Não queremos Serra nem Dilma. Queremos Marina. Ainda que não seja pra já, mas ELA é o que queremos". 


E, já que declarei o meu voto no primeiro turno, declaro de novo: Vou anular. Nem ele, nem ela. #prontofalei.

_________


Ah, quem pensar diferente tem TODO O DIREITO. Acho que não ofendi ninguém com meu pronunciamento. MAs não vou permitir, nos comentários, ofensas a quem quer que seja. #prontofaleidenovo.

3 comentários:

Kadija Teles disse...

Num fica assim, não, nenem..Política é uma merda mesmo, n tem um que se salve! Tomara q Marina n tende pra lado nenhum, mas se tender, fica triste não, viu? Guarda tua frustração pra outra coisa que valha a pena. Agora se vc achar q vale a pena se frustrar por causa disso, frusta logo de vez pra n restar frustração pra qualquer outra coisa...Vc já se poupa pra a próxima! kkkk
Beijos frustrados

Patricia Daltro disse...

Não votei na Marina, você sabe disso. Mas não concordo com o discurso de que foram os eleitores de Marina os responsáveis por um 2º turno. Concordo contigo que Marina representava uma 3ª via para a grande maioria, que não queria nem o continuismo do PT, tampouco o retrocesso de um PSDB. E, do fundo do coração, espero essa coerência da candidata. Não declarar apoio para ninguém. Se manter invicta em suas ideologias e assim crescer politicamente.

Claro que a direita vai querer pintar a Marina de azul. E é claro, que muitos eleitores dela vão cair no colo do Serra. O que é uma pena.

Votei na Dilma no 1º e vou votar nela no 2º, esperando do fundo do meu coração, que a baixaria e o preconceito não prevaleça e ela possa ganhar a eleição.

O motivo para esse meu voto, são inúmeros, e não vou tentar te convencer de nada, mas deixo com você a frase de um conhecido, morador de uma comunidade barra pesada aqui do Rio, que no momento, tem como únicas rendas a da bolsa-família e o ganho como montador e desmontador de barracas de feira - "Eu voto na Dilma, pq com o Lula, eu passei a ser gente... Antes eu era bicho e catava lixo para comer..."

Beijos, amiga.

Anônimo disse...

Votei Marina no primeiro turno. Por acreditar nela e também porque foram tantos os boatos sobre a Dilma que alguns acabaram por me influenciar. Eu também queria duas mulheres disputando o 2o turno. Agora, me vejo diante de um candidato que tenta se fazer "parte do povo", que fez uma campanha suja e hipócrita e uma mulher que merece o meu respeito e o meu voto. DILMA 13!
Anular é cruzar os braços. Temos que nos posicionar para o Brasil seguir mudando!
"Para que o mal vença, basta que os homens [e as mulheres] de bem não façam nada"