17.8.12

Sem título

Este post é só pra mim. Pra tentar aliviar a culpa de não estar atualizando o blog, pra desabafar o tanto de coisa que está sufocada na garganta, e pra provar a mim mesma que consegui tirar um turno pra fazer SÓ o que eu QUERO, e não o que eu PRECISO, TENHO ou DEVO fazer.

E, no momento, o que eu QUERO mesmo fazer é ficar na minha caminha, ouvindo música e blogando sem pressa, até à hora em que a pílula mágica fizer efeito e eu dormir o sono dos anjos.

Já virou lugar-comum me justificar aqui, mas ainda assim vou dizer – mais uma vez – que não tenho escrito porque falta tempo. JURO. O tempo que tenho “livre” estou aproveitando pra DORMIR, mesmo que sejam míseros trinta minutos. Marido acha absurdamente estranho eu conseguir dormir “picadinho”, mas estou tão esbagaçada de cansaço, que se vacilar, durmo no volante.

Enfim, deixa eu falar sobre o Festival Amar Amado, que aconteceu durante os dias 4 a 12 de agosto, comemorando o centenário do nascimento de Jorge, o Amado. Fui contratada pra cobrir oficialmente o evento, e dividi a tarefa com Mirian, que se mostrou uma companheira de trabalho pra lá de boa!

 Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 387

Foi uma correria só, pau de dar em doido mesmo! Mirian só podia ir à noite (ela trabalha de horário fechado, durante o dia), então eu ficava correndo do Centro de Convenções pro Centro Histórico, e ainda tendo que baixar/editar/publicar fotos no tempo mais real que eu conseguisse. Mas de toda forma foi naquele esquema: A gente sofre mas se diverte! Flavinha também estava inserida nessa loucura, não fotografando, mas fazendo muito mais, como Diretora do Teatro Municipal, e nossos encontros eram de desabafos e, claro, muita risada!

 

Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 847

Eu, no palco,  chupando dedo porque Flávia pegou minha câmera pra fazer umas fotos no show de Margareth Menezes

Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 399

Cachorro-quente feito a 8 mãos (Daniel, Raquel, Mirian e Flávia) antes do show de Caetano

Mas nesses dias de trabalho e diversão, tive o prazer de conhecer pessoas maravilhosas! No Cabaré Literário (que eu optava sempre por fotografar, mandando Mirian pro Palco Principal enquanto ouvia poesia e experiências deliciosas de autores que narravam a influência de Jorge Amado em sua vida e sua obra), conheci, de uma maneira inusitada, a atriz Tina Tude, que encarnou ao mesmo tempo Gabriela, Tieta, Dona Flor… pra apresentar a abertura do evento e viramos amigas de infância!

Festival Amar Amado - 05-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 330

 

Outras boas amizades feitas foram os poetas Marcia Tude (que nem é parente de Tina, por incrível que pareça!!!) e José Inácio Vieira de Melo, de quem ganhei livros tão doces que acho que já-já minha casa enche de formiga!

Festival Amar Amado - 06-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 207

Márcia, declamando os cersos de seu “Calendário”

Festival Amar Amado - 06-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 307

Márcia e Tina

Festival Amar Amado - 06-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 366

José Inácio

A ambientação do Cabaré Literário estava digna do nome do espaço, que teve a curadoria de José Inácio. Mesas redondas (literaçmente) para o público, enquanto os convidados ficavam num palquinho, sem mesa!

Festival Amar Amado - 06-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 282

Festival Amar Amado - 06-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 374

Festival Amar Amado 10-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 339

Festival Amar Amado 10-08-2012 - Foto Anabel Mascarenhas 378

 

DSC_1845

Foto: Mirian Dadoorian

Mas em todos os dias do Cabaré, o mais emocionante foi quando Elena Beliakova, uma escritora russa que traduziu quatro dos livros de Jorge (Capitães da Areia, Seara Vermelha, Gabriela e Dona Flor) deu seu depoimento. Confesso que chorei por dentro… e Elena é uma pessoa tão simples, tão aberta, e quase tão baiana quanto o próprio Jorge, apesar de ser russa, mas isso é só um detalhe.

Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 457 Clica, que aumenta!

Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 475

Festival Amar Amado - 09-08-2012 Foto Anabel Mascarenhas 568 Paixão visível à flor da pele

E no dia seguinte, no dia do aniversário de Jorge, pensem na cena: Uma evangélica (eu) explicando para uma comunista  e atéia convicta (Elena) os ritos de uma missa católica! (Os mais debochados diriam que era um milagre de São Jorge Amado…) Mas o fato é que essa foi a primeira missa que ela assistiu na vida, antes desse dia, só havia entrado numa igreja em 2010, quando visitou Salvador, mas só entrou e olhou a Igreja de São Francisco, no Pelourinho. Foi uma experiência gostosa, além de interessante!

Bom, o soninho chegou, e vou deixar o resto pra depois. Ainda tem muuuuita coisa! Minha cidade vibrou durante esses dias! E apesar de ter gente querendo falar mal (falando mesmo), eu, que estive bem envolvida, posso dizer que foi LINDO! E quem fala mal de uma coisa tão preciosa que aconteceu, é porque tem pobrema.

Nenhum comentário: