10.1.13

Livros, filmes e férias de verão

Pois é, ainda estou de férias! Nem acredito, as aulas só recomeçam depois do carnaval! Mas como vou ministrar duas disciplinas pela primeira vez, estou aproveitando as férias para estudar. Alguém havia me falado que vida de professor é fácil? Não. Então tá.
Por conta disso, precisei investir em livros de história da arte e outros babados, que estou adorando. Mas no bolo das compras trouxe também “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, que fez o caminho inverso: Primeiro um documentário, e depois o livro.  Inusitado, não é? Não assisti o filme (ainda pretendo), e o livro está na minha cabeceira, só me olhando, só me chamando, mas ainda não comecei.
E falando em livros, vi hoje no Janela Colonial, da Lile, um Desafio Literário diferente. Como não cumpri o anterior, fiquei meio ressabiada em me jogar neste, mas… reparem que as regras são bem diferentes:
Deve ser uma lista pequena, e provavelmente bastante mutável, porque sempre surgem coisas novas. Ela será dividida em três partes: literatura, trabalho e estudo. Vamos a ela. E vamos torcer para que eu dê conta de ler.
Concordei que tenho também esses três momentos de leitura, e, como Lile falou que é “provavelmente bastante mutável”… vamos a ela. Vou começar timidamente, e deixar para completar com os livros lidos que não estiverem na programação. 

Literatura ou leitura para diversão:
- José e Pilar - Conversas inéditas - Miguel Gonçalves Mendes - Comecei e não gostei. Foi pro fim da fila.
- Alta Fidelidade - Nick Hornby
- Caderno Afegão - Alexandra Lucas Coelho - Em andamento. Muito bom. Desejei ser a Alexandra.
- Gonzaguinha e Gonzagão - Regina Echeverria - Comecei e não gostei. Não sei se vai nem pro fim da fila. Muito formal, sem a emoção do filme.

Trabalho:
- O que é beleza - João-Francisco Duarte Júnior  Já virou assunto de discussão em classe.
- A história da arte ocidental - Antony Mason
- Gombrich Essencial: Textos Selecionados Sobre Arte e Cultura - Richard Woodfield
- Introdução ao Jornalismo Diário - Luiz Caversan
- Livro-Reportagem - Eduardo Belo
- Um passarinho me contou - Rosana Hermann - Apesar de escrito em 2011, continua atual. Gostei muito!
- O que faz o brasil Brasil - Roberto DaMatta
- O Poder da Identidade - Manuel Castells
- Introdução à Estética - Ariano Suassuna

Estudo:
- Atlântico Negro: na rota dos orixás - Paul Gilroy
-
Então, sobre livros é mais ou menos isso. Sobre as férias: sem Marido, que está trabalhando de “horário fechado”, sem praia e sem ânimo pra nada. Só um sono que me consome de dia e me abandona de noite. Sobre filmes… fica pro próximo, tô com sono.

Nenhum comentário: