19.2.14

Amigo Secreto na Laje – 2013 (em fev/2014)

Já é a terceira edição dessa festa na laje, que movimenta um cantinho muito especial da blogosfera. As participantes são quase sempre as mesmas, com uma ou outra alteração por motivos pessoais, mas algo não muda: São blogueiras que se amam!

E assim, todas que não gostam de brincar de AS curtem bastante a rodada que começa por volta de outubro, usando o site www.amigosecreto.com e deveria encerrar em dezembro. Em 2013 alguém (não lembro quem, e o site não está mais no ar pra eu ir conferir) sugeriu que mandássemos os presentes em janeiro, pra evitar a confusão e o estresse dos correios que não colaboram com a nossa ansiedade. Só que… a data de envio foi se estendendo, e terminamos postando já em fevereiro (com honrosas exceções).

Bom, hoje é o dia da revelação! E eu… bom, eu já fui AS da Jullyane nas duas primeiras edições, e adorei as temporadas de Gilmore Girls que ganhei, junto com um Kit Piauí MARA. Este ano estive meio-completamente deprê no final do ano, nem me animei de pedir nada, embora mais uma temporada de GG fosse muito bem vinda. Deixei a critério da linda que tivesse me tirado escolher meu presente. Abençoada hora em que não pedi nada!!!

Olha o que foi que chegou aqui em casa semana passada, comprado no Submarino, sem remetente, sem nota fiscal com nome do comprador, sem cartão-presente, sem NADA:

IMG_6362Foi isso mesmo!!! “Gênesis”, do fotógrafo Sebastião Salgado! Algo que fugiu completamente do preço estipulado para o presente, e me fez deduzir que não seria o presente da AS, porque, né?

Aí publiquei a foto abaixo no FB, demonstrando meu espanto por ganhar um presente desse, sem ter ideia de quem teria me dado!

IMG_6371

Foi um reboliço no meu perfil, e aí começou a especulação se teria sido ou não a minha AS a me presentear assim! Pois não é que foi??? Aaaaaahhhhhhhhhhh!!!

Só que eu só fui ter a certeza quando chegou outra caixa pelos correios com mais um monte de mimos e um cartão delicado e cheio de amor, que me fizeram chorar de emoção.

IMG_6393

Quando chegou a caixa é que fui saber quem era minha AS. Tchan-ran… Adivinhem???

Pois foi ela mesma, de novo, novamente, outra vez!!! A Ju!!!

E ganhei cajuína novamente, junto com mais DEZ lápis charmosíssimos pra minha coleção, e um big clip fofo´, de borboleta!

IMG_6392     IMG_6389

Mas, gente, falar do livro é algo que nem sei se consigo. Ontem já li toda a parte escrita, e comecei a me deliciar com as fotos, resultado de um projeto de 8 anos e 32 viagens de Salgado pelos extremos do mundo, buscando “paisagens terrestres e marinhas, animais e comunidades antigas que tinha escapado ao braço comprido – e frequentemente destrutivo – do ser humano moderno” (SALGADO, 20013, p. 6).

Se eu não conhecesse o homem e a obra, teria me apaixonado imediatamente. Mas como poderia não conhecer Tião? É, eu me sinto íntima! Segundo ele mesmo, num bate-papo promovido pela Cia Vale do Rio Doce, quando lançou o livro (a Vale foi uma das apoiadora$), a mãe dele deu muito banho de “abre caminho” nele, quando era pequeno. Os caminhos se abriram, e deu no que deu!

Eu tenho outro livro dele, “Trabalhadores”, também presente de um grande amigo (que bom que meus amigos me dão presentes assim!!! Obrigada mais uma vez, Jucemir!), e fora o fato de serem todas as fotografias em preto e branco, não tem quase mais nada em comum. Fotografando “Trabalhadores”,  e “Êxodo” (esse eu AINDA não tenho!)também pelos quatro cantos do planeta, ele diz: “Testemunhei muito sofrimento e grande coragem, porém mais do que tudo vi violência e brutalidade como nunca tinha imaginado. Quando o projeto terminou, a minha esperança no futuro da humanidade tinha se perdido” (SALGADO, 2013, p. 5).

Em “Gênesis”, as viagens o levaram para ver verdadeiros paraísos, como o título sugere. Ainda estou “lendo” devagar… são 517 páginas deliciosas!

Ainda estou em êxtase com o presente, com o que vi e li, e teria muito mais o que dizer, mas os pensamentos não se concatenam em minha cabeça.  Fiquem com umas fotos de “páginas aleatórias”, como pediu uma amiga minha, pra colocar no FB. BA-BEM!!!

 

IMG_6372

IMG_6373

IMG_6374

IMG_6375

Ju, você acertou em cheio, em cada detalhe! Obrigada, obrigada, obrigada!!!

Obrigada por sua amizade, por sua confiança e por sua generosidade! Ainda não tomei a cajuína, e ela merece um momento especial! Mas quando estiver bebendo vou lembrar de você e do seu Piauí tão amado!

Beijo imenso da AS que está com o coração cheeeeeiiinho de alegria por ter sido presenteada com a sua amizade!

8 comentários:

Jullyane Teixeira disse...

Bel,

Só uma correção: esse é o quarto AS, mermam! Ano passado não fui eu que te tirou :p

Enfim, mas vamos ao post, fico muito feliz que vc tenha gostado TANTO do livro. Foi uma saga encontrar o seu presente, justamente pq vc não me pediu nada e eu já tinha te dado tanta coisa. Enchi o saco da Jady e da sua filha, por tabela. Pensei em te dar sapatilhas estilizadas lindas da Miallegra, mas descobri que vc não usa sapato fechado. Pedi um livro que não tinha mais no estoque do Submarino (sobre fotografia digital) e por fim, segui a dica da minha amiga fotógrafa Dayne, que me sugeriu Sebastião Salgado (ela disse que era sem erro e comprovei, hahahahaha).

A diferença desse AS pra todos os outros que participei (e participo) todos os anos é toda a expectativa, o carinho, o cuidado que permeia toda a brincadeira. Não poderia ser diferente já que temos tanto carinho uma pela outra, mesmo há tantos km de distância.

Que venham muitos outros anos de brincadeiras, muitas surpresas boas e um estoque ilimitado de carinho!

Beijão, Bel e até o ano que vem ;-)

Carla Ceres disse...

Nooossa, que fotos lindas nesse livro, Bel!!! Não é à toa que o homem é tão badalado. Excelente presente. Gostei, também, dos lápis. Beijos!

Bel disse...

Ju, a DDA aqui se atrapalhou! Mas já corrigi no texto! ano passado quem me tirou foi a Pat! (e eu tirei a Dani!)
Ano que vem, ops, ESTE ANO, quero ser sua amiga de novooooo!!!
<3

Bel disse...

Carla, o homem é um escândalo!!! E eu babo mesmo! Um dia ainda consigo tietar ao vivo e a cores! Já conesgui com Evandro Teixeira, pra Salgado agora é um passo!!! ;)
Bjooo

Anamyself disse...

MEU DEUS, 3 em 4 ASs sendo tirada pela Ju? É perseguição, certeza! hahaha

Perseguição do bem <3

Apenas encantada com as poucas fotos do livro que você postou.
Num antigo emprego meu tinha uma foto enorme do Sebastião Salgado preenchendo uma parede inteira. Era maravilhosa, arrebatadora. O cara sabe sensibilizar!

Ju ARRASOU nos presentes <3

Aline Monteiro disse...

Tô achando que tá rolando uma marmelada! A Dani me tirou em duas edições e a Ju tirou a Bel em três! Eu nunca repeti quem tirei.

Ju arrasou no presente! Tenho certeza que a Bel deve estar babando até agora!

Também concordo com o comentário da Ju sobre o que envolve o nosso AS. Tem muito carinho, muito cuidado envolvido, e isso faz tudo ficar muito especial.

Bjo, meninas!

Patricia disse...

Que presentão hein!
Sebastião Salgado, feríssima!!
www.maosdapati.blogspot.com

B. disse...

só um comentário: eu sabia que a Ju era a ryca! hahahahaha

(e quase desisto de comentar por causa desse captcha chato!)