24.5.16

Senta, que lá vem textão


Bem pode ser que esse título seja propaganda enganosa... eu normalmente dou título aos posts depois de escrevê-los, e sei lá por que, hoje foi diferente. 

Mas vamos ao que interessa.

Na minha listinha para 2016, nos 10 anos do blog, tinha lá:
  • Blogar e blogar e blogar a beleza de ser um eterno aprendiz.

E pra quem escreveu um texto por mês em alguns meses de 2015 e já está na média de três por mês em 2016, estou tentando cumprir.

O caso é que vi um post da Maria João Amado no Facebook  assim: 
"Amigos: alguém aí tem saudade do tempo pré-facebook? Tem uma galera que resolveu tirar a poeira dos blogs e tá bem fácil de encontrar toda essa galera reunida. Dê um pulo no blog dos blogs, descubra quem postou e faça uma visita. Vc com certeza vai encontrar textos bacanas de gente fina, elegante e sincera. Tá esperando o quê? Mostre sua veia old school e venha blogar com a gente. Ah, não deixe de comentar. É de bom tom e todo mundo gosta. Se vc der sorte vai conhecer gente porreta e fará novos amigos. Que tal?"

Não deu outra. Cliquei lá, na Central do Textão, e quando vi o que era... passei óleo de peroba na cara-de-pau (ainda tem hífen???)  e mandei uma mensagem para a Tina Lopes e me ofereci pra entrar na panelona.

Se o objetivo da galera é resgatar o espírito da escrita... não tinha como eu não me atrelar a essa gente boa.  E ela me aceitou, sem preconceitos (piada interna), e já estou linkada lá, no que foi chamado de "Blog dos Blogs". 

No comecinho deste blog, em 2005, a bola da vez no quesito "rede social" era o Orkut. Mas o Orkut não era lugar de desabafo, de opinião. Era, sei lá, uma vitrine de exposição da vida, de uma maneira diferente do que é o FB hoje. E eu gostava. Tinha o lance das comunidades... onde eu me divertia lendo e escrevendo besteira, mas aqui era o meu lugar. Meu divã particular, minha Reuters, meu Caderno B... tudo MEU. e nunca abandonei, nem ameacei. Nunca tirei férias, nem mesmo nas épocas de TCC e dissertação (No TCC ainda fiz um blog especial, só pra não encher o saco aqui com o assunto).

Mas, como disse... ano passado foi um ano meio seco na produção textual. Às vezes a vida acadêmica faz a gente viver o oposto do que prega, especialmente dando aulas num curso de jornalismo. Mas este ano já começou bonito, e vai continuar mais ainda. Além de escrever mais e meio que falar sozinha, vou investir meu tempo lendo os blogs da Central, e recuperando o costume de fazer amizades via blog.  Já fiz vários posts sobre isso, amizades que nascem em blogs são para sempre. Minha galera toda está meio parada, (com a rara e linda exceção que é Lile) e acho que o FB rouba muito o tempo em que eu poderia estar construindo uma nova rede. 

Pois então... simbora, galera! Vou lá conferir os novos velhos blogueiros.

3 comentários:

TinaLopes disse...

Bem-vinda a bordo! Eu mesma estou meio travada pra começar. Mas o ar aqui dos blogs não parece mais puro? ;)

Bel disse...

Sempre mais puro, Tina! E força na peruca, começa logo!!!
Bjooo

Aline Monteiro disse...

Beeeel! Que lindo que vc tá na Central do Textão! Desde que ele surgiu, lá fui eu colocar no Feedly e tô amando encontrar muito texto bom junto.
Ah, obrigada por dizer que eu ainda ando blogando. Não tá do jeito que eu queria (porque tenho mil ideias de texto, todas devidamente anotadas, mas a dissertação não tá deixando os temas virarem texto. Mas virarão, um dia...)
Fico feliz demais que vc vai voltar a escrever, porque seus textos sempre me inspira.
Vida longa aos blogs de raiz, vida longa à Central do Textão!
Bjo!